Dando andamento aos trabalhos do Plano de Recursos Hídricos do Ceará, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC aprovou na  manhã desta quarta-feira (01), o Diagnóstico da Região, primeira etapa do processo de estruturação do Plano de Recursos Hídricos. A análise e aprovação do texto ocorreu durante reunião ordinária do Comitê e contou com a participação da Cogerh e UFC, grupo responsável pela elaboração do documento.

O Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica dos Sertões de Crateús é um documento técnico que contempla as características físicas, socioeconômicas e ambientais da bacia hidrográfica, com um prognóstico e uma programação das ações a serem realizadas na bacia. O Plano compõe-se de três etapas: Diagnóstico, Prognóstico e Planejamento. O diagnóstico consiste na primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús.

O diagnóstico da Região Hidrográfica dos Sertões de Crateús passou por uma análise da Câmara Técnica do CBHSC, que conta com a participação de membros do Comitê e entidades convidadas, a exemplo da UFC, IFCE e UECE. A análise prévia do documento, antes de sua aprovação, se deu de maneira participativa, onde cada membro da Câmara Técnica ficou responsável por trabalhar um capítulo do documento.

O processo de revisão do documento ocorreu nos dias 11 e 13 de agosto, durante as duas primeiras reuniões da Câmara Técnica, e foi enviado na semana seguinte à equipe de elaboração do Plano de Recursos Hídricos para apreciação.

Instituída em 14 de abril de 2021, a CT é composta por representantes de 3 instituições do plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, 4 diretores e 4 representantes das instituições parceiras: Universidade Federal do Ceará (campus Crateús), Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) e Instituto Federal do Ceará (IFCE – campus Crateús).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *