O Presidente do Comitê da Bacia dos Sertões de Crateús, Teobaldo Marques, participou nesta quinta-feira (1), em Crateús, de uma Audiência Pública para debater a construção da barragem Lago de Fronteiras, obra importante para reforço da segurança hídrica na região.
O reservatório será futuramente contemplado pelo projeto Malha D’Água, quando as águas do futuro reservatório abastecerão seis sedes municipais e 35 sedes de distritos da zona rural da bacia dos sertões de Crateús.

Teobaldo destacou a relevância da obra para a bacia bem como a necessidade de uma condução justa no processo de desapropriação da área. “O Comitê está completamente aberto para discutir a temática da construção do reservatórios, suas vantagens e as questões de desapropriação”, finalizou.
O momento foi conduzido pelos deputados estaduais Missias Dias (PT) e Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Agropecuária e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, respectivamente.


Na ocasião, os representantes das comunidades atingidas pelo empreendimento foram ouvidas, momento em que falaram suas principais reivindicações sendo elas relacionadas ao procedimento adotado para indenização, à condução do processo de reassentamento e ao uso das águas do futuro açude Fronteiras.
Participaram do momento representantes do DNOCS, INCRA, SEMACE, IDACE, Consórcio de Resíduos Sólidos da região, UFC/Campus Crateús, IFCE/Campus de Crateús, Prefeitura Municipal de Crateús, Câmara Municipal de Crateús, Presidente da Cogerh, Yuri Castro, o Gerente Regional da Cogerh, Rodrigues Júnior, e moradores das comunidades atingidas pela obra.
Localização

A barragem está sendo construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Ela está localizada no município de Crateús/CE, entre os distritos de Poti e o de Ibiapaba, próxima da fronteira com o estado do Piauí.