A situação hídrica dos açudes Barra Velha e Cupim, da bacia dos Sertões de Crateús, foi tema de reunião informativa ocorrida nesta quarta-feira (24), no auditório da Fundação Senhor Pires, no município de Independência.

O Coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da Bacia dos Sertões de Crateús, Helder Lucena, repassou os dados da FUNCEME sobre as chuvas da pré-estação chuvosa e da quadra invernosa. Conforme o órgão de meteorologia, Independência teve chuvas abaixo da sua normal climatológica entre fevereiro e maio de 2024.

Açude Barra Velha

O manancial está, atualmente, com 1,23 milhão de m³, correspondendo a 1,24% do volume total. A vazão alocada para o 2º semestre foi de 32 L/s, no qual destes 30 L/s destinado à CAGECE para abastecer a sede municipal de Independência e 2,0 L/s para os Demais Usos em sua bacia hidráulica.

A previsão é que os usos do açude irão até o dia 02 de novembro, com 103 mil m³ (0,1%), não chegando até o final da operação em 31 de janeiro de 2024.

Açude Cupim

Com 780 mil m³ hoje (16,9% do volume), o Cupim teve vazão alocada de 10L/s, com 8 L/s destinado à CAGECE para complementar o abastecimento da sede municipal de Independência e 2 L/s para os demais usos na bacia hidráulica.

A previsão é que chegue ao final da operação (31 de janeiro de 2025) com 100 mil m³ (2,2% da sua capacidade).

A reunião também contou com a participação da coordenadora do núcleo de gestão, Edna Nascimento e da técnica do núcleo de gestão, Mirian Sousa, representando a COGERH/Regional dos Sertões de Crateús.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *