
Nesta quinta-feira (24), a Comissão Gestora do Açude Carnaubal reuniu-se para informar as vazões para a operação 2025.2 do Açude Carnaubal, eleger o(a) novo(a) secretário(a) da CG e planejar as próximas atividades da CG.
O coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da região, Helder Lucena, repassou os dados da FUNCEME sobre a quadra chuvosa de 2025.
Segundo o órgão, o município de Crateús registrou precipitações abaixo da normal climatológica durante o período chuvoso deste ano.
Na sequência, Helder apresentou a situação hídrica atual do Açude Carnaubal, o aporte recebido por ele em 2025 e a vazão aprovada pelo CBHSC para a operação 2025.2 do mesmo.
Hoje, o reservatório encontra-se com 13.630.221 m³, o que representa 29,24% da sua capacidade total. A previsão de consumo é de 163 L/s, sendo 156 L/s destinados à CAGECE, 4 L/s ao SISAR e 3 L/s para demais usos. A expectativa é que, até 31 de janeiro de 2026, o volume armazenado atinja 5.177 milhões de m³, correspondendo a 11,1% da capacidade total.

Diante da situação, os membros da Comissão Gestora expressaram preocupação com o volume atual do açude e solicitaram o agendamento de uma reunião da Câmara Técnica de Gestão Proativa de Seca. O objetivo é analisar de forma mais aprofundada o cenário hídrico, avaliar as ações propostas no Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Carnaubal e orientar os atores sociais envolvidos na gestão do reservatório quanto às medidas necessárias.
Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova secretária da Comissão Gestora. Por unanimidade, foi eleita Vera Lúcia Mota de Oliveira, representante da Secretaria de Recursos Hídricos e Defesa Civil de Crateús.
Ficou acordado que a próxima reunião ordinária da Comissão Gestora será realizada no mês de novembro.

Participaram do encontro oito membros da Comissão Gestora do Açude Carnaubal, representando 80% do colegiado. Estiveram presentes pela COGERH/Crateús: Helder Lucena (Coordenador do Núcleo de Operação), Edna Nascimento (Coordenadora do Núcleo de Gestão) e Nayara Carvalho (Analista em Gestão de Recursos Hídricos do Núcleo de Gestão).