Membros da Comissão Gestora do Açude Flor do Campo receberam informações sobre os aportes que os reservatórios da Bacia receberam no início de fevereiro. A Comissão também acompanhou o relatório das últimas intervenções feitas no açude. As informações servem de base para a tomada de decisão do grupo no que diz respeito à gestão das águas do reservatório. O colegiado reuniu-se no último dia 06 de fevereiro, em Novo Oriente.

         O coordenador do Núcleo de Operação da COGERH, Hélder Lucena, fez a prestação de contas da operação 2019.2 nos açudes da região. O técnico informou as últimas intervenções realizadas pela COGERH no açude Flor do Campo, destacando a limpeza dos canais de percolação e do canal de liberação de água, bem como a correção de uma atividade erosiva na proximidade do muro ala esquerdo, no vertedouro do açude.

           A Comissão Gestora também acompanhou informações sobre o prognóstico para quadra chuvosa de 2020. Os modelos estudados pela FUNCEME indicam maior probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média no Ceará.

           Estiveram presentes representantes da sociedade civil local, usuários de água, poder público da Comissão Gestora do açude Flor do Campo, além de técnicos dos Núcleos de Operação e Gestão Participativa da COGERH/Crateús.

Visita Técnica

           A visita técnica realizada no reservatório Flor do Campo também foi tema do encontro. Os membros da comissão vão discutir com o Comitê dos Sertões de Crateús a problemática da presença de animais na bacia hidráulica do açude.

Capacitação do Colegiado

         Os membros da Comissão também discutiram detalhes da capacitação do colegiado que acontecerá na 1ª quinzena de abril. O momento terá palestras sobre águas subterrâneas e instrumentos de gestão dos recursos hídricos. Os grupo fará também uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água – ETA da CAGECE em Novo Oriente.

20200206_093001_HDR 20200206_094244_HDR 20200206_095128_HDR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *