Na segunda-feira (11), o Comitê da Bacia dos Sertões de Crateús e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participaram de um Workshop do Plano de Gestão Proativo de Secas em Cidades, na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em Crateús.

A iniciativa, realizada pela Cagece em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivo fortalecer a resiliência dos municípios diante da variabilidade climática e dos períodos de estiagem no semiárido.

Foram apresentados os objetivos, metodologias e benefícios do plano, além de trocas de experiências e escuta das contribuições do Comitê, da Cogerh e demais parceiros, visando à construção de estratégias conjuntas para sua implementação local.

Durante a oficina, os participantes foram organizados em grupos para rememorar experiências enfrentadas durante a última seca (2012-2018) e sugerir estratégias de enfrentamento mais estruturadas e conjuntas. Cada sugestão foi vinculada à fase da seca em que deveria ser implementada e ao órgão ou entidade responsável por sua execução.

A atuação conjunta e o compartilhamento de experiências evidenciaram a relevância de medidas integradas para potencializar a eficácia e a prontidão de resposta da região frente aos períodos de falta de água.

O Comitê da dos Sertões de Crateús esteve representado por sua presidente, Daniela Cavalcante. Pela Cogerh, participaram Rodrigues Júnior, gerente regional da Cogerh/Crateús; Edna Nascimento, coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh/Crateús; e Helder Lucena, coordenador do Núcleo de Operação. Também estiveram presentes representantes da Cagece de Crateús e Fortaleza, do SISAR, da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Crateús.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *