Nos dias 16 e 17 de outubro, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBHSC), juntamente com demais representantes do Ceará e a Cogerh/Secretaria Executiva do CBHSC, participou da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba), realizada no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

O encontro marcou a primeira reunião após a eleição da nova diretoria do CBH Parnaíba.

No primeiro dia de trabalho (16/10), a plenária discutiu o processo deliberativo sobre a prorrogação do mandato da atual plenária do comitê. Embora o CBH Parnaíba tenha sido instituído em 8 de novembro de 2023, passou um período inativo, sendo reestruturado com a eleição da nova diretoria em 28 de agosto de 2025. Assim, foi deliberado, por unanimidade, que o mandato da atual composição será de 28 de agosto de 2025 a 28 de agosto de 2029, decisão que será encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Ainda na ocasião, foram apreciadas as propostas de criação das Câmaras Técnicas (CTs):
• CT Institucional e Legal,
• CT de Planejamento Integrado, e
• CT de Capacitação, Educação Ambiental e Comunicação.

As minutas de composição e funcionamento das CTs foram debatidas e deverão ser finalizadas na próxima reunião do colegiado, prevista para dezembro de 2025, quando também serão definidas as instituições participantes.

Na manhã do segundo dia (17/10), a plenária acompanhou a apresentação sobre Plano Integrado de Recursos Hídricos, realizada por Rosana Nascimento, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A exposição destacou a importância do planejamento participativo, a definição de cronogramas, etapas de elaboração e a previsão de conclusão do plano que servirão de referência para elaboração do CBH Parnaíba que está previsto para início de elaboração em 2026 e conclusão em 2027. Também foram abordados aspectos relativos ao Termo de Referência, à estimativa de recursos necessários e à realização de encontros regionais e audiências públicas, etapas fundamentais para garantir a construção coletiva do plano.

Durante a exposição, o representante da ANA, Gaetan Dubois, compartilhou experiências anteriores, como a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e seus afluentes (PIRH-Doce) — aprovado em 2010 e revisado em 2021 — apresentada por Gaetan, que detalhou o processo de mobilização, diagnóstico, prognóstico e plano de ação, etapas que que também servirão de referência para o CBH Parnaíba.
A reunião também incluiu debate sobre a frequência de participação das instituições nas plenárias, sendo sinalizada a necessidade de revisão do regimento interno do colegiado para melhor adequação às dinâmicas de funcionamento.

A próxima reunião do CBH Parnaíba está agendada para os dias 11 e 12 de dezembro, novamente em Teresina/PI.

Pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBHSC), participaram Cícero Lacerda, secretário adjunto e representante da diretoria; Danilo Melo, representante titular do CBHSC pela SEMA; Teobaldo Marques, membro titular do CBHSC pela ASSUSA, integrante e secretário do CBH Parnaíba; Francisco Alexandre, membro titular do CBHSC pela Prefeitura de Ararendá; Juvenal Honorato, membro titular do CBHSC pela Associação de Apicultores de Novo Oriente/CE; Gilson Miranda, membro titular do CBHSC pela Associação Caatinga e integrante do CBH Parnaíba; Fernando Amorim, membro titular do CBHSC pela Cagece e também integrante do CBH Parnaíba; e Luísa Gardênia, da Universidade Federal do Ceará – UFC Campus Crateús e integrante do CBH Parnaíba.
Representando a Cogerh/Secretaria Executiva do CBHSC, participou Edna Nascimento, coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *