A situação hídrica dos Açudes Barra Velha e Cupim, localizados na bacia dos Sertões de Crateús, foi tema da reunião informativa realizada nesta sexta-feira (11), na Fundação Senhor Pires, em Independência.

O Analista do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da bacia, Júlio Guedes, apresentou os dados da FUNCEME sobre o balanço da quadra invernosa de 2025. Segundo a Fundação, o município de Independência registrou chuvas abaixo da sua Normal Climatológica durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) deste ano.

O Barra Velha está hoje com volume de 1,32 milhões de m³, o que corresponde a 1,33% da sua capacidade total, enquanto o Cupim está com 2,11 milhões de m³, equivalente a 45,91%.

Durante a 22ª Reunião Extraordinária do CBH dos Sertões de Crateús, foi definida a vazão da operação 2025.2 do açude Barra Velha, estabelecida em 32 litros por segundo (L/s), sendo 30 L/s destinados ao abastecimento humano de Independência e 2 L/s para usos difusos na bacia hidráulica.

default

Com base na simulação de esvaziamento realizada pela Companhia, a previsão é que o açude chegue ao seu mínimo operacional em 30/11/2025, portanto não consiga suprir a demanda da cidade até final da operação.

Já para o açude Cupim foi estabelecida pelo Comitê a vazão de 10 L/s, sendo 8 L/s destinados ao complemento da vazão necessária ao abastecimento humano de Independência e 2 L/s para usos difusos na bacia hidráulica. Com base na simulação de esvaziamento realizada pela Companhia, a previsão é que o reservatório encerra a operação 2025.2 com 693.000 m³, o que corresponde a 15% de sua capacidade.

A reunião contou, também, com a participação da coordenadora do núcleo de gestão, Edna Nascimento e da técnica do núcleo de gestão, Mirian Sousa, representando a Regional dos Sertões de Crateús e de representantes da sociedade civil organizada, do poder público municipal e estadual e de usuários de água dos açudes Barra Velha e Cupim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *