
Nesta quinta-feira (6), a Comissão Gestora (CG) do Açude Carnaubal realizou sua 12ª Reunião Ordinária, com o objetivo de avaliar a situação hídrica atual do reservatório e planejar as ações da CG para o ano de 2026. O encontro ocorreu na Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Crateús, reunindo 80% dos membros do colegiado.
Durante a reunião, o coordenador do Núcleo de Operação da COGERH/Crateús, Hélder Lucena, apresentou o panorama atualizado do açude, que atualmente se encontra com 9,89 milhões de m³ de água, correspondendo a 21,2% de sua capacidade total.

O consumo atual é estimado em 163 litros por segundo, sendo 156 L/s destinados à CAGECE, 4 L/s ao SISAR e 3 L/s para outros usos. A projeção indica que, até 31 de janeiro de 2026, o volume do reservatório poderá reduzir para 5,177 milhões de m³, o que representa 11,1% do manancial cheio.
Além da análise da situação do reservatório, a Comissão Gestora discutiu o aumento da demanda por água no setor de abastecimento, decorrente do crescimento urbano e populacional de Crateús nos últimos anos.
Os membros destacaram que o avanço da cidade e a expansão de novas áreas residenciais têm gerado maior pressão sobre o sistema de abastecimento, reforçando a necessidade de planejamento integrado e ações voltadas ao uso racional da água.
Diante do cenário de alerta, a CG encaminhou uma série de proposições e recomendações a serem apreciadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBHSC). Entre as principais, destacam-se:
- Solicitar à COGERH o histórico das alocações do Açude Carnaubal, com dados simulados e realizados;
- Solicitar à Secretaria de Defesa Civil e Recursos Hídricos de Crateús o levantamento dos poços perfurados na sede e na zona rural do município, com informações sobre localização, situação operacional, previsão de funcionamento e o planejamento de novas perfurações;
- Solicitar à CAGECE um levantamento comparativo sobre a ampliação das ligações de água ativas antes e depois da última crise hídrica;
- Solicitar à CAGECE o levantamento dos maiores usuários de água do município, verificando se estão conectados à rede pública ou se possuem ligações diretas, de modo a subsidiar ações específicas de uso racional;
- Promover uma reunião conjunta entre o CBHSC, COGERH, CAGECE, SISAR, Prefeitura de Crateús e instituições da sociedade civil organizada para planejar uma campanha socioeducativa voltada ao uso consciente da água.
Na ocasião, foi também aprovado o Plano de Trabalho da Comissão Gestora para 2026, que prevê:
- A 13ª Reunião Ordinária e uma visita técnica ao Açude Carnaubal na primeira quinzena de fevereiro;
- A realização da 14ª Reunião Ordinária, em junho, antes da reunião de alocação de água;
- E a possibilidade de reuniões extraordinárias adicionais, caso surjam demandas emergenciais.

Participaram do encontro os representantes da COGERH/Crateús: Hélder Lucena (Coordenador do Núcleo de Operação), Nayara Carvalho (Analista em Gestão de Recursos Hídricos do Núcleo de Gestão), Mirian Souza (técnica do Núcleo de Gestão Participativa) e Emanuelly Menezes (estagiária do mesmo núcleo), além dos membros da Comissão Gestora do Açude Carnaubal.
