Na quinta-feira (10), foi realizada, em Novo Oriente, a cerimônia de posse da nova Comissão Gestora do Açude Flor do Campo, marcando o início das atividades do colegiado para o quadriênio 2025-2029.

Representando a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, o membro titular Enoch Coutinho foi o responsável por empossar os dez integrantes da nova Comissão. A composição segue a divisão estabelecida pelo CBHSC: 40% de representantes dos usuários de água, 30% da sociedade civil organizada e 30% do poder público.

Logo após a posse, os novos membros participaram da 1ª capacitação, com a palestra “Iniciando a conversa sobre a gestão de recursos hídricos”, ministrada por Rodrigues Júnior, gerente regional da COGERH na Bacia dos Sertões de Crateús.

Na sequência, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre três instrumentos fundamentais da Política Estadual de Recursos Hídricos: a Fiscalização do Uso da Água, a Outorga de Direito de Uso e a Execução de Obras e/ou Serviços de Interferência Hídrica, apresentados pelo técnico do Núcleo de Operação, Danilo Florindo. Já a temática da Cobrança pelo Uso da Água foi conduzida por Caio Cássio, técnico do Núcleo de Gestão.

Outro destaque do evento foi a palestra “Gestão Participativa dos Recursos Hídricos na Bacia dos Sertões de Crateús”, apresentada pela coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Edna Nascimento. A palestrante também resgatou o histórico dos 13 anos de atuação da Comissão Gestora do Açude Flor do Campo, reforçando sua importância para a gestão democrática e eficiente da água na região.

Durante as apresentações, os membros da Comissão participaram ativamente, esclarecendo dúvidas e reconhecendo a relevância da capacitação para o fortalecimento da gestão participativa. Ao final, foi sugerido que a primeira reunião ordinária da nova Comissão ocorra no mês de setembro.

O evento contou com a presença de 8 dos 10 membros da nova Comissão Gestora (80% de participação), além de Mirian Sousa, técnica do Núcleo de Gestão Participativa da COGERH/Crateús; Bianca Martins, estagiária do Núcleo de Operação da COGERH/Crateús; e Natasha Cavalcante, representante da CAGECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *