O Comitê de Bacia dos Sertões de Crateús definiu as vazões para a operação 2023.2 dos 10 açudes monitorados da região hidrográfica dos Sertões de Crateús , além de eleger a nova secretária-adjunta da diretoria do comitê durante sua 19ª reunião extraordinária, que ocorreu na quarta-feira (5), no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, em Crateús.
A plenária deliberou e aprovou as seguintes vazões dos reservatórios:
● Batalhão: vazão de 5 L/s
● Carnaubal: vazão de 155 L/s (Abastecimento Humano: 145 L/s; Abast.Rural: 4 L/s; demais usos: 6 L/s)
● Flor do Campo: 57 L/s (Abast. Humano: 45 L/s; demais usos: 5 L/s; Abast.Rural: 6 L/s; vazão poços percolação: 1 L/s)
● Cupim: vazão de 10 L/s (Abast. Humano: 8 L/s; demais usos: 2 L/s)
● Barra Velha: vazão de 32 L/s (Abast. Humano: 30 L/s; demais usos: 2 L/s)
● Colina: vazão de 20 L/s (Abast. Humano: 16 L/s; demais usos: 4 L/s)
● Sucesso: vazão de 12 L/s (Abast. Humano: 10 L/s; demais usos: 2 L/s)
● São José III: vazão de 17 L/s (Abast. Humano: 15 L/s; demais usos: 2 L/s)
● Realejo: vazão para irrigação de pivôs de 64 L/s em julho, 268 L/s em agosto, 341 L/s em setembro, 305 L/s outubro, 124 L/s novembro e 75 l/s em dezembro, considerando 10 L/s (uso difusos na bacia) até o final de janeiro. Na ocasião, foi apresentado ao plenário dois cenários: 01) sem uso dos pivôs e 02) com uso dos pivôs, no qual o plenário deliberou pela aprovação do cenário 02 com uso para irrigação.
Em relação à alocação do Açude Jaburu II, que está em processo de atualização de sua CAV (cota, área e volume), devido à uma nova batimetria, cujo os dados estão em fase de processamento, o Comitê definiu que o reservatório será utilizado apenas para abastecimento humano, independente do resultado do estudo batimétrico, haja vista o baixo índice volumétrico dos açudes Cupim e Barra Velha, que são utilizados para abastecer a sede urbana de Independência.
Escolha da nova secretária-adjunta do CBHSC
Durante o encontro, também foi realizada a escolha da nova Secretária-adjunta do colegiado, que, por aclamação, foi eleita a representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Independência, Euclídia Cordeiro, que ocupará o período de 2023-2024 na diretoria do Colegiado.
“Desde 2017 frequento as reuniões do comitê, estou me sentindo honrada por fazer parte desse comitê, é uma segunda família, uma faculdade para mim, adoro fazer esse trabalho e estou aqui para somar e para aprender também, o que eu não souber tenho a humildade de perguntar”, disse Euclídia.

Avaliação da Quadra Chuvosa de 2023
A Gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Drª Meiry Sakamoto, apresentou à plenária a avaliação da quadra chuvosa de 2023 bem como, as tendências para 2024, dando ênfase a Bacia dos Sertões de Crateús que teve, em 2023, chuvas dentro da normal climatológica.

Já em relação à Situação Hídrica, a meteorologista abordou a situação das Regiões Hidrográficas em maio de 2023 e de 2022, mostrando que a Bacia dos Sertões de Crateús está com 31,2% da sua capacidade, em relação às tendências para 2024 foi exposto que a probabilidade seja de baixas precipitações devido ao fenômeno El Niño.
Batimetria no açude Sucesso, São José III e Jaburu II
O Gerente da COGERH Regional de Crateús, Rodrigues Júnior, apresentou ao comitê o resultado da batimetria realizada em três reservatórios da Bacia no período de 20 de abril a 23 de maio de 2023.

Júnior explicou que o levantamento batimétrico consiste na medição da profundidade de reservatórios, naturais ou artificiais, cursos d’água ou oceanos a partir do uso de embarcação e equipamentos (como GPS, transdutores e computador). Na COGERH, a aplicação da técnica objetiva obter a Tabela Cota x Área x Volume (CAV) de um determinado reservatório e, assim, ser possível saber sua capacidade volumétrica.

O resultado obtido da batimetria do açude Sucesso foi uma capacidade volumétrica de 7,1 milhões de m³, acima do volume total da última batimetria realizada em 2015 que foi de 6,6 milhões de m³, uma diferença positiva de 526.852 m³ (7,98%).
Já o açude São José III foi obtido uma capacidade volumétrica de 9,1 milhões de m³, também acima do volume da última batimetria realizada em 2009 que era de 7,96 milhões m³, uma diferença positiva de 1.161.758 m³ (14,59%).
Quanto à batimetria realizada no açude Jaburu II, o gerente comunicou que os resultados ainda não foram processados pela Companhia e conforme deliberado pela plenária serão apresentados os resultados na próxima reunião ordinária do colegiado.
A 19ª Reunião Ordinária contou com a participação de 73,33% dos membros do colegiado, além da equipe da COGERH regional de Crateús e como convidados estiveram presentes Meiry Sakamoto, Gerente de Meteorologia da FUNCEME, e os irrigantes do açude Realejo, Manoel Furtado e João Beckman.