Governo do Estado do Ceará assina decretos e cria duas novas Unidades de Conservação na região do Cânion do rio Poti

Segundo Arthur Bruno – titular da SEMA: “o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais”

No dia 28 de Junho o Governador Camilo Santana assinou os decretos que oficializaram a criação das duas áreas protegidas na região do Cânion do rio Poti: Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, área de 3.680,55 ha; e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, com mais de 63.332,20 ha. Segundo a Secretária do Meio Ambiente SEMA, as áreas abrangem os municípios de Ipaporanga, Crateús e Poranga. 

De acordo com estudos técnicos realizados pela Associação Caatinga e que nortearam a escolha do local, a região possui uma rica fauna, contabilizando 232 espécies das 440 identificadas no estado do Ceará. Dentre elas, estão espécies raras, como a garça-real, o caburé, o peixe-frito-verdadeiro, o cabeça-seca e o caburé-acanelado, além da presença de três espécies ameaçadas de extinção, o que evidencia a importância da criação das Unidades de Conservação na região do Cânion do rio Poti. 

Foto: Fábio Nunes

Em sua fala inicial, através da transmissão virtual, o Governador ressaltou que “a APA do Boqueirão do Poti, no qual passa o Rio Poti, um dos principais rios da região, é uma área com relevância enorme da fauna e da flora local. Nosso objetivo é disciplinar a diversidade biológica, assegurando a sustentabilidade dos seus recursos naturais, um local belíssimo, como poucos no mundo”, disse.

Segundo a matéria feita pela Associação Caatinga, Samuel Portela Biólogo e coordenador que ficou à frente do trabalho, afirma que “esta é uma ação importante para a proteção da Caatinga, das belezas cênicas e do patrimônio arqueológico da região”, além disso Samuel ressalta que “a criação das duas novas UCs consolida Crateús, ainda mais, como o município do Ceará com a maior quantidade de Unidades de Conservação: 8 no total, sendo 7 destas criadas com o apoio técnico da Associação Caatinga”.

Segundo Arthur Bruno  titular da SEMA: “o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais”, afirma também que “As novas UCs são motivos de comemoração, em especial para áreas de Mata Atlântica e Caatinga que a partir de agora ganham mais proteção”.

Foto: Samuel Portela

Para mais informações acesse:

Governo do Estado do Ceará: Junho ambiental: Governo do Ceará cria três novas áreas protegidas no Estado

SEMA: Governo do Ceará assina decretos e cria três novas áreas protegidas no Estado

Associação Caatinga: Ceará ganha duas novas Unidades de Conservação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *