Nesta quinta-feira (28), o estado do Ceará garantiu lugar na diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, colegiado federal visto que o corpo d’água perpassa os estados de Maranhão, Piauí e Ceará, após eleição na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Teobaldo Marques, coordenador geral do Fórum Cearense de CBHs, foi eleito com a chapa “Por um Parnaíba Sustentável, Inclusivo e Bem Gerido”, com 40 de 50 votos possíveis, tendo a seguinte composição até 2027:

  • Presidente: Felipe Gomes (Poder Público – PI)
  • Vice-Presidente: Francisco das Chagas Sousa (Sociedade Civil – MA)
  • Secretário-executivo: Teobaldo Marques (Usuários – CE)
Da direita à esquerda: Felipe Gomes, Francisco das Chagas e Teobaldo Marques

“Nosso desafio é aproximar ainda mais a sociedade desse debate, fortalecer a consciência sobre o uso sustentável da água e garantir investimentos que tragam benefícios diretos para quem depende do Rio Parnaíba”, disse o presidente eleito Felipe Gomes.

O estado do Ceará contou com expressiva participação no processo eleitoral, representado por Luisa Gardênia (UFC/sociedade civil), Gilson Miranda (Associação Caatinga/sociedade civil), Fernando Amorim (Cagece/usuário), Teobaldo Marques (Assusa/usuário), Aridiano Belk (SRH/poder público estadual), Ana Talita Aldeodato (Nutrilite/usuário) e Valfrido Fontenele (Prefeitura de Tianguá/poder público).

Oficina de Planejamento

Nesta sexta-feira (29), foi realizada a 5ª Oficina de Planejamento do CBH Parnaíba, reunindo membros do Comitê e instituições de ensino e pesquisa atuantes na Bacia. O momento encerra o ciclo iniciado em novembro de 2023, durante a posse dos membros do colegiado, e complementado por outras três oficinas realizadas ao longo de 2024 (maio, agosto e dezembro).

O objetivo do encontro é apresentar os resultados dos trabalhos já desenvolvidos, consolidar um cronograma de atividades do CBH Parnaíba e alinhar o apoio da Agência Nacional de Águas às demandas prioritárias, com ênfase no acompanhamento e apreciação do Plano de Recursos Hídricos.

O Comitê dos Sertões de Crateús participou no processo por sua presidente, Daniele Cavalcante, e pelo diretor Cícero Lacerda, além da coordenadora do Núcleo de Gestão da regional da Cogerh, Edna Nascimento, pela Secretaria Executiva. Também participam representantes do Comitê da Serra da Ibiapaba, com Cristiane dos Santos (presidente), Carlos Dias (secretário) e o gerente regional da Cogerh da bacia, Ewerton Torres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *