Cenário pandêmico favorece capacitações que possam ser realizadas virtualmente
A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC realizou sua 2ª Reunião virtual com o propósito de discutir e planejar o Plano de Capacitação do colegiado. Além da diretoria, a reunião contou com integrantes do Grupo de Trabalho criado para a elaboração do documento e do Núcleo de Gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh de Crateús.
Nayara Carvalho, técnica da Companhia, indicou alguns pontos que nortearam o debate na ocasião, elucidando que o Ceará já possui um Plano de Capacitação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos – Sigerh e que pode ser aproveitado levando em conta as especificidades do Comitê.
O Plano deve atentar-se às prioridades – habilidades necessárias para que os membros exerçam suas atribuições – e à viabilidade de execução. Para novos membros, uma capacitação deve ser inserida no Plano e nas programações anuais do grupo. Além disso, foi destacada a necessidade de planejar alternativas para execução do Plano em meio à pandemia.
Considerando as orientações governamentais de combate a Covid-19, os participantes discutiram sobre como se dará a capacitação, pontuando não só a impossibilidade da execução de forma presencial, como também a possível dificuldade dos membros em acessar o conteúdo em plataformas digitais. Portanto, atentando-se aos pontos discutidos na reunião, foi estabelecido que os presentes irão analisar o material exposto a fim de arquitetar alternativas que atendam às necessidades do Plano de Capacitação dentro do período de isolamento social.
Da diretoria do CBHSC, participaram Nilce Pereira, Francisco Teobaldo e Cícero Lacerda. Do Grupo de Trabalho do Plano de Capacitação, estiveram presentes Gilson Miranda e Marciel Nagô. O Núcleo de Gestão da Cogerh Crateús foi representado por Nayara Carvalho, Edna Nascimento e Ewerton Torres.