Na terça-feira (21), a Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBHSC) esteve reunida no auditório da Cáritas Diocesana de Crateús.

Na ocasião, a CT discutiu sobre a problemática envolvendo o descarte irregular de resíduos sólidos no sangradouro do açude Realejo, em Crateús, pauta que já foi debatida em outros momentos tanto pela Câmara quanto pelo Comitê, haja vista a dificuldade em realização ações que resolvam problemas.

A CT recordou as atividades realizadas para mitigar a problemática, analisou os resultados obtidos com as mesmas e traçou novas estratégias para tentar uma solução para a situação.

Também foi analisado o ofício de resposta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) em relação à fiscalização realizada pelo órgão no açude Flor do Campo. A CT ponderou que é necessário ser agendada uma reunião entre a diretoria do CBHSC e a SEMACE para estreitar os laços.

Antecedente

O Comitê dos Sertões de Crateús acionou a SEMACE para uma fiscalização de pesca predatória (no período de piracema) no açude Flor do Campo, em Novo Oriente, devido à denúncia recebida pelo colegiado.

Semana alusiva ao Meio Ambiente

A reunião contou ainda com a construção do planejamento das atividades a serem realizadas pelo CBHSC em alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente, em junho.

Foi definido que o Comitê vai trabalhar o tema “Emergência Climática nos Sertões de Crateús”, por meio da veiculação de vídeos nas redes sociais do colegiado, participará de evento a ser realizado pelo IFCE/Campus Crateús e de ações promovidas pelas secretarias de Meio Ambiente de municípios da bacia.

Estiveram participando do momento pela CT de Meio Ambiente: Gilson Miranda, da Associação Caatinga, George Bezerra, do IFCE Campus Crateús, Leonardo Machado, da Cáritas Diocesana de Crateús, Daniela Cavalcante, Presidente do CBHSC, Lourenço Torres, Vice-Presidente do CBHSC e pela Secretaria Executiva: Nayara Carvalho, Analista do Núcleo de Gestão e Mirian Souza, Técnica do Núcleo de Gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *