A situação hídrica do açude São José III foi assunto de reunião informativa nesta terça-feira (16), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipaporanga, com usuários de água locais.

O manancial encontra-se com o volume de 8,9 milhões de m³ (98,5% da capacidade total).

Durante a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús para operação 2024.2 do açude, a vazão aprovada foi de 21 L/s, sendo 19 L/s para o abastecimento humano no município de Ipaporanga, e 2 L/s para usos difusos na sua bacia hidráulica.

Desta forma, de acordo com a simulação de esvaziamento, a previsão é que o reservatório chegue ao final da operação (31 de janeiro de 2025) com 4,8 milhões de m³ (53,4%).

Além disso, o analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, Júlio Guedes, repassou os dados da FUNCEME sobre as chuvas da pré-estação chuvosa e da quadra invernosa. Conforme o órgão de meteorologia, o município de Ipaporanga teve chuvas acima da sua Normal Climatológica durante a Quadra Chuvosa de 2024.

A reunião contou, também, com a participação da coordenadora do Núcleo de Gestão, Edna Nascimento, da técnica, Mirian Sousa e o Agir do açude São José III, Olavo Silva, representando a COGERH/Regional dos Sertões de Crateús e de representantes da sociedade civil organizada, do poder público municipal e de usuários de água do açude São José III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *