O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús realizou nesta quinta-feira (6), na Cáritas Diocesana, em Crateús, sua 46ª Reunião Ordinária para, dentre outras pautas, analisar as operações de alocação de água 2024.2 dos açudes da região. O momento contou com a participação de 24 instituições-membro, equivalente a 80% do colegiado.

Prorrogação da Alocação 2024.2 do Açude Realejo

O CBHSC discutiu e deliberou por acatar o pedido de prorrogação da Alocação do Açude Realejo para uso no pivô central do Condomínio de Irrigação Mucambo. Os dados foram apresentados por Helder Lucena, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional da Cogerh de Crateús.

Foi solicitado ao Comitê o uso da água para irrigação de 10 hectares de abóbora, em dias alternados, com captação de 04 horas/dia, durante todo o mês de fevereiro/2025.

De acordo com a estimativa de uso pela citada cultura, Helder esclareceu que a demanda do irrigante (vazão de 45,8 L/s) é menor que a vazão estimada para uso pela citada cultura (vazão de 60 L/s) no mês de fevereiro/2025, o que não impactaria significativamente no volume captado do açude Realejo, haja vista que o reservatório obteve no mês anterior um aporte de 1,30 milhões de m³.

Com a prorrogação, a operação 2024.2 do açude Realejo será encerrada no dia 28 de fevereiro/2025.

Novo secretário-adjunto

Além disso, o CBHSC elegeu Cícero Lacerda, membro do Comitê representando a Prefeitura de Quiterianópolis como secretário-adjunto do colegiado para cumprir o mandato 2025-2026.

Avaliação da Operação

Foram avaliados o comparativo entre o volume simulado e o volume realizado do dia 24 de junho de 2024 a 31 de janeiro de 2025 e respectivos aportes recebidos pelos reservatórios de janeiro até o dia 5 de fevereiro de 2025, bem como, o volume atual armazenado de cada açude monitorado.

De modo geral, no segundo semestre de 2024, dos 10 reservatórios monitorados pela Cogerh na região, nove deles foram destinados ao abastecimento humano e apenas o Açude Realejo com uso preponderante à irrigação. Todos os reservatórios finalizaram a operação com saldo positivo, em virtude, principalmente, dos aportes recebidos pelos mesmos em janeiro do corrente ano.

Prognóstico da Quadra Chuvosa

A reunião contou com a participação de Meiry Sakamoto, meteorologista da FUNCEME, que apresentou dados da pré-estação chuvosa de 2025 por bacia hidrográfica, destacando os acumulados dos municípios que compõem a bacia dos Sertões de Crateús.

O prognóstico climático para fevereiro, março e abril tem probabilidade de 45% em torno da normal, conforme já divulgado pela instituição.

Relatório de Atividades

O Comitê apreciou e aprovou o Relatório de Atividades realizadas pelo colegiado no decorrer de 2024, apresentado pela coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa da Regional, Edna Nascimento. O relatório conta com um balanço da participação das instituições membros do Comitê nas reuniões e capacitações do ano.

PROCOMITÊS

O colegiado deliberou, também, as ações que deverão ser custeadas com recursos oriundos do PROCOMITÊS: 1) Oferta de curso de especialização e extensão para membros do colegiado, das comissões e técnicos da secretaria-executiva; 2) Prorrogação do contrato de transporte e 3) Material de comunicação e divulgação do colegiado: vídeo institucional, cartilha, folder e spots.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *