Membros reuniram-se durante reunião ordinária para discutir pautas de gestão da bacia em parceria com a Cogerh

WhatsApp-Image-2021-03-01-at-09.22.01-768x576

            Em mais um encontro anual para debater a gestão de Águas da bacia dos sertões de Crateús, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC avaliou o resultado da operação realizada nos açudes da região no segundo semestre de 2020 e acompanhou o prognóstico climático para o trimestre – fevereiro a abril. O encontro ocorreu no último dia 23 de fevereiro durante reunião ordinária da entidade.

           A atual situação dos reservatórios, bem como o resultado da operação de 2020 foram apresentadas pelo gerente regional da Cogerh/Crateús, Rodrigues Júnior. A barragem do batalhão, em Crateús, verteu e o açude carnaubal, que também abastece a cidade, está com mais de 60% de acumulação volumétrica. A Cogerh apresentou um comparativo entre o que foi simulado e o que foi realizado em cada açude no ano de 2020. no geral a operação foi positiva e o momento representou uma prestação de contas.

          Na sequência, o colegiado contou com participação do Deputado Estadual Acrisio Sena que presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará até 2020 e fez um histórico das ações da comissão em relação ao impacto causado pela mineradora Globest. Além disso, aproveitou o momento para relatar o risco do Ceará perder território para o Estado do Piauí com o processo de definição da divisa na área de litígio.

              Tendo em vista as constantes discussões pelo colegiado de pautas ambientais, o comitê deliberou pela criação de uma Câmara Técnica de Meio Ambiente. A sua composição será realizada na próxima reunião do CBHSC.

          Os membros do comitê acompanharam ainda o prognóstico climático para o trimestre: fevereiro, março e abril. A meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, apresentou também as previsões para a bacia dos Sertões de Crateús.

         O momento contou com a apreciação e aprovação do Relatório de Atividades realizadas pelo CBHSC no decorrer do ano de 2020 e com um balanço da participação das instituições membros do colegiado nas reuniões do ano. Além disso, a diretoria do comitê repassou alguns informes, em especial sobre os PROCOMITÊS e ao processo de elaboração do Plano de Capacitação e Comunicação do colegiado.

          Estiveram presentes membros das instituições do setor usuários, sociedade civil, poder público Municipal, Estadual e Federal do CBHSC: FUNCEME – como representante do legislativo Estadual; Gerente Regional da COGERH/Crateús; o Coordenador e as técnicas do Núcleo de Gestão Participativa; professora e alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFC/Campus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *