A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBHSC) reuniu-se, de forma virtual, na sexta-feira (12), junto à sua Secretaria-Executiva (Cogerh/Crateús).
O encontro buscou definir a data e a pauta da 24ª Reunião Extraordinária do CBHSC. Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh/Crateús, Helder Lucena, e o gerente regional, Rodrigues Júnior, apresentaram aos diretores os parâmetros e cenários preliminares para a alocação negociada de água dos reservatórios da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús. O material será submetido à apreciação e aprovação do colegiado durante a próxima reunião do Comitê.
Ficou definido que a 24ª Reunião Extraordinária do CBHSC será realizada no dia 2 de julho de 2026, no auditório da Cáritas Diocesana, em Crateús. A pauta contemplará a apresentação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre a quadra chuvosa de 2026, a alocação negociada de água dos reservatórios da bacia, a escolha do homenageado da Comenda Antônio Ribeiro Zaranza 2026, a atualização das Câmaras Técnicas e a definição dos representantes do colegiado para participação no 27º ENCOB.
Além disso, os diretores discutiram a atualização das Câmaras Técnicas do Comitê, incluindo a Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos, a Câmara Técnica de Meio Ambiente e a Câmara Técnica do Plano de Gestão Proativa de Secas.
Também foram debatidos assuntos relacionados à escolha do homenageado da Comenda Antônio Ribeiro Zaranza 2026, à participação dos membros do CBHSC no 27º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2026), que será realizado em Fortaleza, bem como outros encaminhamentos do colegiado que integrarão a pauta da próxima reunião do comitê.

Participaram da reunião, pela Diretoria do CBHSC, Teobaldo Marques, presidente, e Cícero Lacerda, secretário. Pela Secretaria-Executiva, estiveram presentes Rodrigues Júnior, gerente regional da Cogerh/Crateús; Helder Lucena, coordenador do Núcleo de Operação; Edna Nascimento, coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa; e os técnicos Mirian Souza e Erlandio Araújo.
