A situação hídrica do açude Jaburu II, da bacia dos Sertões de Crateús, foi assunto da reunião informativa na quarta-feira (6), realizada na Comunidade de Jaburu, em Independência. O encontro contou com técnicos da Cogerh, representantes da sociedade civil organizada, do poder público municipal e estadual e de usuários de água do manancial.

O Coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da região, Helder Lucena, apresentou os dados da FUNCEME sobre o balanço da quadra invernosa de 2025. Segundo a FUNCEME, o município de Independência registrou chuvas abaixo da sua Normal Climatológica durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) deste ano.

Hoje, o açude Jaburu II está com volume de 12.2 milhões de m³, o que corresponde a 16,22% da sua capacidade máxima.

Durante a 22ª Reunião Extraordinária do CBH dos Sertões de Crateús, foi definida a vazão da operação 2025.2 do açude, estabelecida em 30 litros por segundo (L/s), sendo 25 L/s destinados ao abastecimento humano da sede municipal de Independência e 5 L/s para demais usos (2 L/s Abast. Comun. Jaburu e 3 L/s Usos Difusos).

Conforme a simulação de esvaziamento, o Açude Barra Velha, responsável pelo abastecimento da sede municipal de Independência, deve atingir o Volume Mínimo Operacional em 30/11/2025. A partir dessa data, a CAGECE/UNBSC irá utilizar 25L/s do açude Jaburu II.

default

A previsão é que o açude chegue ao final da operação, em 31 de janeiro de 2026, com 4,81 milhões de m³ (6,4%).

Durante a reunião, participantes expressaram preocupação com os baixos volumes dos reservatórios da bacia, o aporte insuficiente de 2025 e a necessidade urgente da conclusão da Barragem Fronteiras, considerada estratégica para garantir maior segurança hídrica à região.

Também foram debatidos temas relacionados à degradação ambiental, como a presença de animais, banhistas e o descarte de resíduos sólidos nas margens dos reservatórios, além do desmatamento nas áreas de nascentes, fatores que comprometem a qualidade da água.

Ao final do encontro, a coordenadora do Núcleo de Gestão da regional, Edna Nascimento, reforçou convite à visita do Secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, à região no próximo dia 18 de agosto.

O encontro integra a agenda de diálogos com os Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará. Na ocasião, estão sendo convidados membros dos comitês, prefeitos, secretários, vereadores, deputados e demais lideranças dos municípios que compõem a bacia dos Sertões de Crateús, incluindo Independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *